Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
19/01/2022

Depois  de reduzir a tarifa de ônibus para o valor mais baixo da Região Metropolitana - de R$ 4,80 para R$ 3,75 -, a Prefeitura de Gravataí segue investindo em modernização e tecnologia que são revertidas em serviços de excelência para a comunidade. Um exemplo é o lançamento da nova versão do aplicativo TimeBus, que permite que passageiros acompanhem o trajeto de todas as linhas de ônibus que atendem Gravataí, em tempo real. A ação, comandada pelo prefeito Luiz Zaffalon, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 19, com transmissão, ao vivo, no Facebook da prefeitura.

Com a nova versão, idealizada e regulamentada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), será possível acompanhar o deslocamento dos ônibus das linhas municipais (os branquinhos) e intermunicipais (azuis e diretos), em tempo real, garantindo a otimização do tempo, mais facilidade e segurança para os usuários. O serviço estará disponível nos sistemas Android e IOS.

Segundo o prefeito Zaffa, esta é mais uma das ações que contemplam o Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo). "O modelo do transporte público no país está em discussão, já que não atende mais a população como deveria e é um direito constitucional que nós, executivos municipais, precisamos garantir. Para que esse sistema se sustente, precisamos de mais passageiros. Por isso, reduzimos a tarifa e estamos qualificando o APP TimeBus", disse.

Ele, ainda, lembrou que quanto melhor for o serviço, com relação ao conforto e à disponibilidade de linhas e horários, mais pessoas usarão o ônibus. "Alimentamos, assim, um círculo virtuoso, onde quanto mais usuários tenho, mais o sistema se sustenta", reitera. Já o ex-prefeito Marco Alba, presente na cerimônia de relançamento, destacou que o aprimoramento do serviço prestado à comunidade é a obrigação de todo o governo sério e comprometido com a cidade. "Tenho certeza que Gravataí será um exemplo, no Rio Grande do Sul, em relação a forma com que lida com as questões do transporte público e com a atualização desse aplicativo, que respeita o trabalhador que precisa utilizar o ônibus, fazendo com que ele não fique horas na parada", comentou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, reforçou as qualidades do serviço remodelado. "Para o passageiro, é uma excelente ferramenta, já que ele poderá verificar onde o veículo se encontra no percurso e quantos minutos o seu ônibus levará para chegar na parada mais próxima. "É possível, também, favoritar paradas e linhas, conforme a necessidade do usuário, para que o sistema emita alertas, otimizando o tempo do usuário e, ainda, relatar problemas, para que a secretaria tome ciência e busque solução", afirmou Adão.

Por ter sido todo remodelado, o novo TimeBus, que é gratuito, precisa ser novamente baixado. "É preciso a atenção das pessoas, já que o nome está igual, mas, o novo, é o que aparece como primeira opção para baixar. Estamos trabalhando para desativar o antigo e retirar da lista de downloads", explicou o secretário de mobilidade, lembrando que na Apple Store o novo sistema deverá estar disponível, apenas, na próxima semana.

Participaram do ato, a deputada estadual Patrícia Bazotti Alba, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, a chefe da Divisão de Transporte da Semurb, Ana Paula dos Santos Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa, os também vereadores Alison Silva e Alan Vieira, o diretor-geral da Sogil, Fabiano Rocha Izabel, e o chefe operacional da empresa, Joaquim Cavalheiro.

Texto: Paloma Vargas
Foto: João Pedro Espíndola

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine