Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/01/2022

Na  tarde desta segunda-feira (17), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou sua primeira prestação de compromisso de novos advogados e novas advogadas. Na oportunidade, 98 novas credenciais foram entregues durante a solenidade que aconteceu no auditório da sede OAB/RS Cubo. O evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da Ordem gaúcha.

Ao saudar os novos profissionais, Lamachia falou sobre o simbolismo de realizar a primeira solenidade da gestão 2022-24, além de outros temas como a importância da advocacia, da sua instituição e suas conquistas para a classe e para a cidadania. “Nós defendemos a democracia, o Estado de Direito, a Constituição e a liberdade. Portanto, saiam daqui hoje batendo no peito com orgulho e digam: somos advogados e advogadas, indispensáveis à administração da Justiça, inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul”, bradou.

Solenidade

Durante a cerimônia, os profissionais realizaram o juramento com o qual se comprometeram: “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Em seu discurso, Lamachia ainda fez questão de apresentar a estrutura da OAB/RS, bem como falou a missão da entidade na defesa das prerrogativas e da cidadania, e usou como exemplo a requisição da OAB/RS aos tribunais do Estado para o pleno horário de atendimento presencial no Poder Judiciário. O dirigente também explicou o funcionamento da Ordem gaúcha por meio do Sistema OAB, com a participação da ESA e da CAA/RS, da importância de utilizar todos os serviços oferecidos pela entidade. Além disso, Lamachia destacou o trabalho de cada um dos integrantes da mesa na construção do dia a dia da OAB/RS.

Já o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, ao apresentar a Caixa de Assistência aos novos colegas, também relembrou de toda a restruturação que a Ordem gaúcha passou desde 2007 para poder beneficiar a advocacia. Por sua vez, a conselheira seccional e a presidente da Comissão do Jovem Advogado, Bruna Razzera, ressaltou que a CJA é a porta de entrada dos compromissandos na instituição e que todos são muito bem-vindos para participar.

Presenças

Também estavam presentes: a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos; a secretária-geral adjunta, Karina Contiero; o tesoureiro da CAA/RS, Matheus Ayres Torres; a presidente da subseção de Santo Ângelo, Luciana Meirelles Corrêa; e a vice-presidente da Comissão de Direito Marítimo, Aeronáutico, Portuário, Aduaneiro e Hidroviário, Andreia Arend.

Texto e foto: Ascom OAB/RS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine