Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/01/2022

O  Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) recebeu ou resgatou 1.322 animais em 2021, um aumento de 72% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve o registro de 766 casos. Os dados fazem parte do balanço divulgado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), nesta sexta-feira (14). Dos animais recebidos ou resgatados no ano passado, 69% vieram de Canoas e o restante de outros 32 municípios do estado.

A maior ocorrência é de animais órfãos, que caíram do ninho ou se separaram da mãe, seguido de animais que são encontrados dentro de residências. A maioria dos bichinhos – 86% das ocorrências – é encaminhada pela própria comunidade. Os outros casos são de resgate e encaminhamento via órgãos ambientais ou outras instituições.

Outro número que registrou aumento foi o de animais reabilitados. Foram 296 animais silvestres que retornaram para a natureza, um crescimento de 54% na comparação com 2020. A equipe do MiniZoo também realizou atendimentos de demandas externas na cidade. Foram 96 serviços de retiradas de focos de marimbondos e colmeias de abelhas e 135 ações de resgate de animais silvestres em áreas urbanas.

O Minizoo também atuou com atividades de educação ambiental e convívio com o meio ambiente. Ao todo, 2.349 pessoas participaram de palestras, minicursos e eventos, presenciais ou a distância, em 2021, como o Carnazôo, a Caça ao teZÔOuro e o Halloween – Desvendando os mitos, além de atividades especiais no Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

A SMMA, que é responsável pela gestão do Zoológico Municipal, ainda realizou uma obra de duplicação no espaço do local, que passou de 1 para 2 hectares, garantindo maior estrutura e qualidade para os frequentadores e também para os bichinhos que ali vivem.

O secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, destacou a relevância dos números do Zoológico e a importância que a SMMA dá ao local. “Os investimentos e o total apoio da gestão ao trabalho do Zoo se apresentam nos grandes números de atendimento aos animais silvestres. São raras as cidades no Brasil que fazem o que nós fazemos aqui com excelência”, comentou.

O Minizoo também possui parceria com 24 universidades, públicas e privadas, de todo o estado, que possibilitou contar com 77 estagiários dos cursos de Biologia e Medicina Veterinária nas atividades realizadas.

O Zoológico Municipal de Canoas está localizado no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no Bairro Marechal Rondon. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10 às 16h. Informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (51) 99787-1078

Zoológico Municipal de Canoas

O MiniZoo foi inaugurado em 2005 e, nesse período, tornou-se referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade.

Texto: Escritório de Comunicação PMC
Foto: Alisson Moura/PMC

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine