Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/01/2022

A  Prefeitura de Canoas fez a atualização de dados de 81,83% das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) em 2021. Pela primeira vez, o município alcança um índice acima dos 80%, um dos mais altos da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram disponibilizados esta semana pelo governo federal, no CECAD (Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único).

Criado pelo Governo Federal e operacionalizado pelas prefeituras, o Cadastro Único é uma exigência para acessar aos programas sociais dos governos municipal, estadual e federal. O registro permite saber como vivem as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa.

O percentual foi alcançado graças ao esforço da Secretaria de Cidadania, que atuou em várias frentes e promoveu mutirões de atualização. Em outubro, o município tinha 6.110 famílias com o CadÚnico desatualizado. Em dezembro caiu para 5.144, uma redução de quase mil famílias. Com isto a Taxa de Atualização Cadastral passou de 77,66% para 81,33%. A meta da Secretaria é chegar a 85% das famílias com o cadastro em dia em 2022.

De acordo com o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, a atualização do CadÚnico é um instrumento importante para que as famílias canoenses continuem sendo beneficiadas pelos diversos programas sociais disponibilizados pelos município, estado e governo federal.

Quem deseja se inscrever ou atualizar o cadastro do Cadúnico pode procurar o CRAS da sua região. É necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, se tiver.

Iniciativas que utilizam o CadÚnico

Entre as ações da Prefeitura de Canoas que exigem o Cadastro Único, estão o Restaurante Popular, o Cesta Básica Canoense, o Auxílio de Transferências de Renda, Castração de Animais, entre outras. Os dados também são utilizados na concessão de benefícios de programas sociais como Auxílio Brasil, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica.

Texto: Escritório de Comunicação - PMC
Foto: Alisson Moura

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine