Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
11/01/2022

Após  a Famurs promover uma reunião para debater a mitigação e enfrentamento da estiagem que assola centenas de municípios gaúchos, o Coordenador Geral da entidade, Salmo Dias de Olivera esteve no Palácio Piratini, representando o presidente Eduardo Bonotto e entregou em mãos para o governador Eduardo Leite a lista de reivindicações da entidade.

Durante o encontro com o governador Leite, o Coordenador-Geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, construiu diversos resultados para os municípios gaúchos. “Tive a palavra do governador para garantirmos a anistia do programa Troca-Troca, a possibilidade de convênio direto com os municípios para ações emergências, o compromisso do estado referente aos assuntos de reserva de água em área de APP, o apoio permanente de políticas públicas de estado ao setor agrícola, o anúncio de cestas básicas por 6 (seis) meses aos municípios com situação de emergência reconhecida pelo governo federal e a garantia de estudo do estado sobre a não incidência de ICMS para importação de milho para pessoa física”, destacou Salmo Dias de Oliveira.

O encontro ocorreu na Casa Civil, no Palácio Piratini, e contou com a presença de deputados estaduais e os secretários Artur Lemos Júnior (Casa Civil), Silvana Covatti (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), Claudio Gastal (Governança, Planejamento e Gestão), José Stédile (Obras e Habitação) e coronel Júlio César Rocha (Casa Militar).

"Estamos nos mobilizando, entre várias secretarias, e esse fórum permanente será um espaço importante para que possamos estar atualizados. Sabemos dos efeitos da estiagem e que eles afetam vários setores a longo prazo. Vamos precisar nos encontrar para controlar as situações que estão acontecendo”, destacou o governador.

O governador Leite vem ampliando ações para mitigar os efeitos da estiagem, como a ampliação do programa Sementes Forrageiras e do subsídio para o programa Troca-Troca de Sementes de Milho da safra 2021/2022 aos produtores de municípios que decretaram situação de emergência, além da priorização da liberação dos recursos para projetos ligados à irrigação no programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, cujo aporte total será de R$ 275,9 milhões.

Até esta segunda-feira (10/1), 175 municípios estão em situação de emergência. Destes, 52 com decretos homologados e 23 com situação reconhecida pela União.

Texto: Voltaire Santos/ Famurs
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine